quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A aventura da lista de material

Pais cujos filhos estão em idade escolar já sabem: a compra dos materiais acontece em plena temporada de gastos com as viagens de férias, a cobrança de impostos como IPVA e IPTU e ainda, como se não bastasse, o pagamento de dívidas relacionadas à aquisição dos presentes de Natal.
Nesse atoleiro de contas a pagar, a compra dos materiais escolares é um capítulo à parte. Encurralados pelas exigências das crianças, nem sempre os pais conseguem encontrar argumentos que driblem a aquisição de cadernos e de mochilas de marca, que custam muitas vezes mais caro mas são tão bons quanto os modelos mais simples.
Bem sei que é difícil admitir que o orçamento familiar nem sempre atende a todas as vontades dos filhos. No entanto, para o bem deles, é fundamental que os filhotes cresçam cientes da realidade da família. Isso não quer dizer que os pais devam expor mais do que os filhos merecem saber sobre as finanças da família. O importante é dizer, de modo claro, sem dramas, que o orçamento familiar tem limites e que é preciso priorizar os gastos. Uma explicação desse tipo costuma ser mais que suficiente para justificar a escolha dos materiais de menor preço e, claro, de boa qualidade. Alguma carinha emburrada ou má-criação podem até surgir nessa hora. Mas ser capaz de suportar a frustração dos filhos é um dos nossos principais deveres como pais.
De toda forma, para amenizar os conflitos e evitar birras de enlouquecer, convém deixar os filhos em casa na hora de comprar o material escolar. Afinal de contas, esperar que eles sejam capazes de demonstrar compreensão e maturidade com tantas tentações ao alcance de seus olhinhos é pedir mais do que conseguem oferecer.
Por fim, o início do ano letivo é sempre um período de muita expectativa para as crianças. O reencontro com os colegas, o contato com os novos professores e até a mudança de sala de aula as enchem de excitação e de ansiedade. Por isso, na medida em que seu orçamento permitir, surpreenda seu filho. Como uma espécie de brinde ao ano que se inicia, inclua nas compras pelo menos um item especial - mesmo que o mais baratinho - dos tantos que ele tanto sonha exibir na escola.

Por Cassia D`Aquino.
Fonte: Portal Positivo de Ensino

sexta-feira, 14 de setembro de 2012


O banho na Educação Infantil


O banho representa muito mais do que um simples hábito de limpeza. O banho diário pode ser, na verdade, uma das melhores maneiras e promover a saúde.

Crianças que usam fraldas e permanecem muitas horas na instituição escola precisam do banho para que seja respeitado o direito da criança ao conforto, a saúde a ao bem estar.
Nosso objetivo com o banho no meio do período de permanência da criança na escola é:
  • Conforto (refrescar, relaxar);
  • Prazer (brincadeira, contato com água);
  • Preservar a integridade da pele (prevenção de assaduras, brotoejas, micoses);
  • Oportunidade excelente para educação em saúde e o incentivo a criação de hábitos de higiene;
  • Possibilita a observação rigorosa das condições da pele;
  • Momento de interação entre o adulto e a criança;
  • Oportunizar o contato e percepção da criança com suas corporeidade que está sendo reconhecida  e se individualizando;
  • Em contato com o meio líquido a criança experimenta diversas sensações.
Mas o banho da escola não substitui o banho em casa. Em primeiro lugar por ser uma oportunidade prazerosa entre mãe/pai e filho(a), onde o contato físico gera intimidade e situações de cuidado e de carinho.
Os objetivos trabalhados na escola são diferentes dos oferecidos pelos pais em casa: o banho da mamãe é o de higiene completa (todas as "dobrinhas", atrás da "orelinha", entre os dedinhos dos pés), verificar se está tudo bem com a criança (nenhum tipo de alergia, contusão, assadura), ir além do banho para tratar dos cabelos, corte das unhas (o banho auxilia deixando as unhas macias para o corte).
Esperamos contribuir com uma nova postura dos pais em relação ao banho na escola e em casa e estamos a disposição para outras dúvidas e esclarecimentos.
Abraços
Equipe Feliz Idade

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A transformação de escola à Arraiá!!

Nossa brinquedoteca virou a boca do palhaço...

Até o frango na panela apareceu na festa

Um cantinho pra descansar...

Lanchonete com crepe...hum!!!!!

A pescaria foi na sala da Professora Eliana.





Uma equipe cheia de energia!!!!!

Nossa história.....


BERÇÁRIO À ALFABETIZAÇÃO

O Núcleo de Educação Infantil “Feliz Idade” é um estabelecimento criado especialmente para crianças de 0 a 6 anos de idade. Trabalhamos com uma equipe de educadores atualizados e capacitados que oferecem modernas propostas pedagógicas, além de oferecer aos pais a segurança de educar seus filhos em um ambiente aconchegante, agradável e estimulante. Para isso possuímos espaços adequados às faixas etárias: Biblioteca, Parque Interno, Área Externa, Brinquedoteca, Sala de Convivência, Sala de Vídeo, Berçário. Nossas salas possuem um número limitado de crianças para que possamos atendê-las bem, respeitando a sua individualidade.

PROPOSTA EDUCACIONAL

Nossa proposta de trabalho visa propiciar às crianças situações de aprendizagem, brincadeira e cuidados, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades como um todo. O trabalho é planejado semanalmente e ao longo de cada bimestre a criança vai construindo seu conhecimento. Através dessa proposta pretendemos percorrer um caminho que vai da informação ao conhecimento, incluindo as diversas disciplinas da grade curricular. Somos credenciados ao Sistema Positivo de Ensino atuando com base na Pedagogia Sócio-construtivista, e utilizamos os modernos recursos pedagógicos  oferecidos pelo sistema para  enriquecer nosso trabalho.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Teatro na Páscoa

O teatro foi na escola.....

Com a peça Boas Maneiras da tia Marcinha do Plic Poc

Toda a bicharada estava lá

Até o Sr Coelho veio para comemorar a Páscoa


Todo mundo curtiu!