Conviver com amigos
da mesma idade é fundamental para as crianças, mas os desentendimentos são
frequentes até os cinco anos.
Brigas por causa de brinquedos, estranhamentos durante um jogo e até
mesmo ciúmes de algum coleguinha são, praticamente, inevitáveis entre a
molecada. A criança pequena e´, por natureza, egocêntrica, e por isso tem
dificuldade em compreender o ponto de vista do outro. Muitas vezes, as suas
necessidades são incompatíveis com as dos colegas e dão início a conflitos.
Estas "briguinhas" em ambientes familiares e escolares devem ser
encaradas de uma forma natural e consideradas momentos de aprendizagem.
Muitos estudos mostram que a relação entre crianças da mesma faixa etária é
essencial para a aprendizagem das vivências em sociedade e para o
desenvolvimento cognitivo. É observando, imitando, criando as suas próprias
competências e na relação com o outro que cada um aprende. As experiências
sociais ajudam a adequar o comportamento, a conhecer-se melhor e a saber
conviver. Com determinadas atitudes, os adultos podem ajudar a minimizar os
conflitos em um ambiente. Confira algumas dicas a seguir.
·
Ofereça vários tipos de atividades, estruturando o ambiente e
permitindo às crianças escolherem o que querem fazer. Quanto mais preparado
estiver espaço, menores serão as possibilidades de desencadear algum conflito
entre a garotada.
·
Estabelecer e seguir uma rotina diária consistente é muito
importante. Seja em casa ou na escola, quanto mais habituada ao ambiente a
criança estiver, menores serão os desentendimentos. Respeitar rotinas e
horários dá aos pequenos controle sobre o seu dia a dia, permitindo-lhes maior
estabilidade emocional.
·
Planeje os momentos de transição para que sejam rápidos e
lúdicos. É entre duas atividades (por exemplo, quando as crianças vão fazer a
higiene após o lanche ou estão à espera de algo) que elas se desorganizam com
mais facilidade e perdem o controle, dando origem a um maior número de
conflitos. Procure organizar estes espaços de tempo, dinamizando um jogo ou
cantando com elas.
·
Mantenha limites e expectativas realistas sobre o comportamento
infantil. As crianças entre dois e três anos ainda não conseguem brincar em
conjunto. Preferem ficar sozinhas ou fazem "brincadeiras paralelas",
umas ao lado das outras, sem interagir diretamente. Quando procuram um colega
é, na maioria das vezes, por interesse, desejo de possuir algum brinquedo que o
outro tem nesse momento, tentando tirá-lo. O resultado é, quase sempre, uma
briga.
·
Ser um bom modelo de respeito na interação com os outros é muito
positivo. As crianças aprendem por imitação, encarando todas as situações como
aprendizagem. Aos adultos, cabe manter o seu comportamento controlado,
procurando não se exaltar na relação com as outras pessoas.
Mesmo seguindo estas dicas, os conflitos são inevitáveis. Algumas atitudes como
as descritas no passo a passo a seguir, podem ajudar nos momentos de briga
entre a molecada e contribuir para que, progressivamente, a criança crie uma
maior autonomia emocional.
COMO RESOLVER AS
BRIGAS?
PASSO 1. Abordar a
criança calmamente, parando qualquer comportamento agressivo, observar aquilo
que acontece e preparar-se para um resultado positivo é o mais importante para
começar. O adulto deve posicionar-se entre as crianças na mesma altura delas, e
manter-se neutro em vez de tomar partido, mesmo que tenha assistido o
desenrolar do conflito e saiba quem tem razão. Ao falar, deve utilizar uma voz
calma, tranquilizando a situação e explicando que vai ajudar a resolver o
problema.
PASSO 2. Reconhecer
os sentimentos das crianças. Se a razão do conflito for a luta pela posse de um
brinquedo, o adulto deve fazer com que elas percebam que ele precisa segurar o
objeto em questão. Depois, no papel de mediador, deve descrever os sentimentos
observados e fazer afirmações descritivas sobre os detalhes daquilo que vê,
dizendo, por exemplo, "Parecem zangados um com o outro" ou
"Maria parece estar zangada com João, e você, João, está chorando, está triste
de verdade."
Autora do texto: Filomena Santos Silva
Autora do texto: Filomena Santos Silva
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