quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A aventura da lista de material

Pais cujos filhos estão em idade escolar já sabem: a compra dos materiais acontece em plena temporada de gastos com as viagens de férias, a cobrança de impostos como IPVA e IPTU e ainda, como se não bastasse, o pagamento de dívidas relacionadas à aquisição dos presentes de Natal.
Nesse atoleiro de contas a pagar, a compra dos materiais escolares é um capítulo à parte. Encurralados pelas exigências das crianças, nem sempre os pais conseguem encontrar argumentos que driblem a aquisição de cadernos e de mochilas de marca, que custam muitas vezes mais caro mas são tão bons quanto os modelos mais simples.
Bem sei que é difícil admitir que o orçamento familiar nem sempre atende a todas as vontades dos filhos. No entanto, para o bem deles, é fundamental que os filhotes cresçam cientes da realidade da família. Isso não quer dizer que os pais devam expor mais do que os filhos merecem saber sobre as finanças da família. O importante é dizer, de modo claro, sem dramas, que o orçamento familiar tem limites e que é preciso priorizar os gastos. Uma explicação desse tipo costuma ser mais que suficiente para justificar a escolha dos materiais de menor preço e, claro, de boa qualidade. Alguma carinha emburrada ou má-criação podem até surgir nessa hora. Mas ser capaz de suportar a frustração dos filhos é um dos nossos principais deveres como pais.
De toda forma, para amenizar os conflitos e evitar birras de enlouquecer, convém deixar os filhos em casa na hora de comprar o material escolar. Afinal de contas, esperar que eles sejam capazes de demonstrar compreensão e maturidade com tantas tentações ao alcance de seus olhinhos é pedir mais do que conseguem oferecer.
Por fim, o início do ano letivo é sempre um período de muita expectativa para as crianças. O reencontro com os colegas, o contato com os novos professores e até a mudança de sala de aula as enchem de excitação e de ansiedade. Por isso, na medida em que seu orçamento permitir, surpreenda seu filho. Como uma espécie de brinde ao ano que se inicia, inclua nas compras pelo menos um item especial - mesmo que o mais baratinho - dos tantos que ele tanto sonha exibir na escola.

Por Cassia D`Aquino.
Fonte: Portal Positivo de Ensino

Um comentário:

  1. Essas dicas são importantes e preciosas.
    Se os pais derem tudo que os filhos "exigem" nesta pequena idade, imaginem quando estiverem quase adultos... exigirão um carro de ultima geração.
    Uma dica minha, é comprarem em lojas de atacado, os itens básicos, como: lápis preto, lápis de cor, borracha, cola branca, cola em bastão, apontador (itens que acabam e somem com uma velocidade impressionante) , folhas de linguagem e almaço (para que ESCREVAM as futuras pesquisas, e não imprimam) -- vamos ensina-los a utilizarem bibliotecas, pois computadores eles aprendem sozinhas--
    Uma outra dica, quando chegar a lista de livros: tenham sempre contato com a outras mães e comprem os livros em quantidade maior - algumas livrarias sempre dão um desconto.

    Essas foram minhas dicas.
    Espero que sejam proveitosas

    Sandra Vequetini
    Ex mãe do Núcleo Feliz Idade

    ResponderExcluir