sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O banho na Educação Infantil


O banho representa muito mais do que um simples hábito de limpeza. O banho diário pode ser, na verdade, uma das melhores maneiras e promover a saúde.

Crianças que usam fraldas e permanecem muitas horas na instituição escola precisam do banho para que seja respeitado o direito da criança ao conforto, a saúde a ao bem estar.
Nosso objetivo com o banho no meio do período de permanência da criança na escola é:
  • Conforto (refrescar, relaxar);
  • Prazer (brincadeira, contato com água);
  • Preservar a integridade da pele (prevenção de assaduras, brotoejas, micoses);
  • Oportunidade excelente para educação em saúde e o incentivo a criação de hábitos de higiene;
  • Possibilita a observação rigorosa das condições da pele;
  • Momento de interação entre o adulto e a criança;
  • Oportunizar o contato e percepção da criança com suas corporeidade que está sendo reconhecida  e se individualizando;
  • Em contato com o meio líquido a criança experimenta diversas sensações.
Mas o banho da escola não substitui o banho em casa. Em primeiro lugar por ser uma oportunidade prazerosa entre mãe/pai e filho(a), onde o contato físico gera intimidade e situações de cuidado e de carinho.
Os objetivos trabalhados na escola são diferentes dos oferecidos pelos pais em casa: o banho da mamãe é o de higiene completa (todas as "dobrinhas", atrás da "orelinha", entre os dedinhos dos pés), verificar se está tudo bem com a criança (nenhum tipo de alergia, contusão, assadura), ir além do banho para tratar dos cabelos, corte das unhas (o banho auxilia deixando as unhas macias para o corte).
Esperamos contribuir com uma nova postura dos pais em relação ao banho na escola e em casa e estamos a disposição para outras dúvidas e esclarecimentos.
Abraços
Equipe Feliz Idade

6 comentários:

  1. Concordo demais com o texto, fora que é um dos momentos que meu filho mais gosta e se diverte durante o tempo em que ficamos juntos durante o dia. O momento do banho é único e esperado tanto por mim quanto por ele.
    O Pedro está com 11 meses e esta começando a curtir os livrinhos feitos especialmente para banheira, por ex. se vc mostra o coelhinho e depois pergunta onde está, ele aponta certinho para a figura. São momentos simples que transformam o dia em algo totalmente especial.
    bjs,
    Sarah Alves Tassinari

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Sou pai de um menino de 4 anos de idade e eu, assim como outros pais, estamos enfrentando muitas dificuldades para fazer com que nossos filhos tomem um banho na creche, aliás, ele fica em período integral. Poderia me enviar algum artigo de revista ou citação de leis ou qualquer outro documento que possa nos fortalecer nesta luta? A creche é da empresa pública em que trabalhamos e queremos fazer valer este direito, se assim o for. Se for necessário irei ao Conselho tutelar, ao Ministério Público, enfim... Por favor me ajude. Meu email é jonasedu@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa o senhor poderia fazer o mesmo gesto de ir a todos esses lugares para reivindicar a situação de emergência pelo qual o Brasil se encontra... Daqui uns anos nem água teremos se continuarmos olhando só para nosso próprio proveito.

    ResponderExcluir
  4. Qual a importância do banho na educação infantil? Concordo que banho na escola não substitui o banho de casa. Mas penso que não se pode , não deve eliminar o banho na escola, durante o banho é oportunidade de trabalhar muitas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Quais sao os objetivos do banho na escola?

    ResponderExcluir
  6. Trabalhou em creche só monitora do banho
    Fico em dúvida sobre as
    Partis íntima como fase a limpeza delas

    ResponderExcluir